Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2014

COMISSÃO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DE TEJUÇUOCA COMPARECE À PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA E PEDE SOCORRO AO MINISTÉRIO PÚBLICO - A CONSTITUIÇÃO FEDERAL PRECISA CHEGAR A TEJUÇUOCA! O PREFEITO GOVERNA PISANDO NAS LEIS E VIRANDO AS COSTAS PARA CONSTITUIÇÃO!


Comissão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tejuçuoca foram à Procuradoria Geral de Justiça
Órgão Máximo do Ministério Público do Estado do Ceará
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves 
O REI SOL E O PREFEITO SOL DO ESTADO DO CEARÁ:   Até a Revolução Francesa, GOVERNAVA-SE CONFORME A VONTADE DO GOVERNANTE - O CHAMADO GOVERNO DOS HOMENS. O rei que simboliza o auge dessa era é o Rei Luís XIV, da França, chamado o " Rei Sol". Ele dizia: - O ESTADO SOU EU! Sol. Astro poderoso. Soberano. Senhor do calor, da chuva, do vento, da vida, da terra...  MAS, após a Revolução Francesa, começou a surgir o Estado de Direito, aquele que deve ser governado conforme a vontade da lei, deixando de ser governado pela vontade dos homens. CHEIOS DE VAIDADE. DE PAIXÕES. DE CAPRICHOS. DE ORGULHO. QUE TENDE AO ABUSO DE PODER. Daí, do estado de direito foi um passo para democracia moderna. SOBRETUDO EM TODO O MUNDO OCIDENTAL. Daí o povo, como fonte de todo poder e a constituição, Lei mãe e fundamental, como a lei das leis e com base na qual deve ser governado um povo, além de fixar os limites da autoridade e os objetivos dos próprios atos do governo: O BEM COMUM! O BEM DE TODOS! QUE ACABA RESULTANDO NO BEM DE CADA.  A JUSTIÇA SOCIAL PLENA.

MAS CONSTITUIÇÃO FEDERAL AINDA NÃO CHEGOU A TEJUÇUOCA: É como se em Tejuçuoca a Constituição Federal de nada valesse. O PREFEITO GOVERNA CONFORME SUA VONTADE. Por exemplo: A Constituição manda pagar insalubridade, adicional noturno, fazer o desconto em folha da mensalidade do servidor filiado ao Sindicato e repassar ao sindicato, manda cumprir todas as leis, em todos os níveis: municipal, estadual e federal... MAS O PREFEITO SIMPLESMENTE GOVERNA COMO QUER. PISANDO E DESPREZANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Fica uma pergunta; MAS ELE PODE AGIR ASSIM??? QUE CIDADE É ESSA? QUE BRASIL É ESSE? SE NÃO PODE AGIR ASSIM, O QUE FAZER PARA COMBATER O ABUSO???
Painel que mostra a reunião com o Secretário Geral da Procuradoria Geral de Justiça Dr. Irã
Comissão do Sindset: Paulo - Adriana e Conceição
Presentes assessores jurídicos do Sindset: Dra. Mara Paula e Dr. Valdecy Alves
O SINDICATO COMO ATOR SOCIAL - O MINISTÉRIO PÚBLICO COMO FISCAL DA VONTADE DA LEI: A própria Constituição Federal, para garantia de que seus comandos e princípios sejam obedecidos, dá poder aos atores sociais, O SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE TEJUÇUOCA - SINDSET - é um desses atores sociais com poder de denunciar. Por sua feita, conferiu poderes ao Ministério Público para zelar pela validade e obediência à Lei, que forma o ordenamento jurídico e o Estado Democrático de Direito, em seu artigo 127, da Carta Magna:

Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe adefesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

TODOS OS ABUSOS FORAM DENUNCIADOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO PELO SINDICATO DOS SERVIDORES - SINDSET: O Ministério Público, com amplos poderes e importantes ferramentas jurídicas, todas contidas e previstas na Constituição e em demais normas. POIS BEM: com base na Constituição Federal, O Sindset Tejuçuoca denunciou e foi recebido pelo Secretário geral da Procuradoria Geral de Justiça, órgão máximo do Ministério Público Federal, requerendo a designação de um promotor que possa apurar graves violações a leis municipais, leis federais e a princípios constitucionais, POIS TEJUÇUOCA TEM SÓ UM PRÉDIO DA JUSTIÇA, MAS NÃO SE PODE DIZER QUE UMA COMARCA VINCULADA É UMA COMARCA OU POSSA DAR ACESSO À JUSTIÇA RÁPIDA E EFICAZ. E O PIOR: NÃO TEM UM PROMOTOR MORANDO NA COMARCA. UM PROMOTOR QUE POSSA AGIR. QUE POSSA TOMAR PROVIDÊNCIAS RÁPIDAS E PONTUAIS. Assim, acaba por ser uma cidade perdida no meio do mapa, sem juiz, sem promotor... TERRA DE NINGUÉM... TERRA EM QUE A LEI É SÓ UMA INTENÇÃO ESCRITA NO PAPEL... Não há respeito aos Direitos humanos básicos, a prefeitura não garante o mínimo existencial aos servidores municipais... Violam-se direitos sociais inerentes à dignidade humana... e mesmo A QUESTÃO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA, QUE SEM TER UM APOSENTADO JÁ ESTÁ FALIDO... COM MENOS DE 05 ANOS DE EXISTÊNCIA JÁ TEM DÍVIDA PARCELADA PARA MAIS DE 20 ANOS... E QUE ESTRANHAMENTE TEM MAIS DE 400 SERVIDORES NA FOLHA DE PAGAMENTO DO TEJUPREVE... O QUE É IMPOSSÍVEL... HÁ RADICAL Perseguição ao Sindicato... Pois o prefeito além de não descontar em folha de pagamento, a mensalidade do servidor filiado ao Sindset, tampouco repassa o imposto sindical, atentando contra autonomia e a liberdade sindical... TUDO ISSO FAZ DE TEJUÇUOCA TERRA DE NINGUÉM... POR CONTA DOS SEUS GOVERNANTES... QUE ACHAM QUE ESTÃO ACIMA DA LEI... DO BEM E DO MAL... E SE BRINCAR....... ACHAM-SE ACIMA ATÉ DE DEUS! Mas Tejuçuoca está no Brasil. O Brasil tem uma Constituição e a Constituição brasileira vale para Tejuçuoca. Essa a luta do Sindset - POR CIDADANIA - Para que a Constituição Federal chegue ao Município - por isso foi diretamente à Procuradoria Geral de Justiça pedir ajuda - na verdade pedir socorro! E FOI BEM RECEBIDO - E TERÁ INÍCIO INVESTIGAÇÃO DE TODAS AS VIOLAÇÕES. Violar Lei é crime. Viola lei é ato de improbidade!

Comissão já saindo - após a frutífera reunião
CONCLUSÃO: O Procurador Geral do Ministério Público prometeu tomar urgentes medidas. ATÉ QUINTA FEIRA- DIA 31/07/2014 - Dirá como a promotoria estadual investigará todas as graves denúncias. ATÉ PORQUE UM DOS PAPÉIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO É ZELAR PELO RESPEITO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL E AO ORDENAMENTO JURÍDICO - com poderes para ajuizar ações civis (Improbidade) e criminal (PROCAP) contra o atual prefeito e outros agentes políticos. AGUARDEMOS! E DIA 02/08/2014 TERÁ ASSEMBLEIA PARA MAIS INFORMES E VOTAÇÕES DE IMPORTANTES MEDIDAS PELA CATEGORIA.  Uma coisa é certa: O PROCURADOR GERAL DEIXOU CLARO QUE AS LEIS MUNICIPAIS, LEIS FEDERAIS E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÊM QUE SER RESPEITADAS PELO PODER EXECUTIVO DE TEJUÇUOCA, QUE SÓ SERÁ LEGÍTIMO, CONSTITUCIONAL E SEUS ATOS VÁLIDOS...SE FOR UM GOVERNO QUE RESPEITE O ORDENAMENTO JURÍDICO E A VONTADE DA LEI. POIS O BRASIL TEM UMA CONSTITUIÇÃO E ADOTOU O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. SIM! NÃO DUVIDEM! TEJUÇUOCA É BRASIL E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL VALE PARA TODO O BRASIL. HORA DOS QUE GOVERNAM TEJUÇUOCA SEREM ARRANCADOS DO SÉCULO XVIII E RESPEITAR DEMOCRACIA QUE VALE EM TODO O MUNDO E NO BRASIL, EM 2014, PLENO SÉCULO XXI.

Juiz de Ceará-Mirim é acusado de venda de sentenças

jose liraO juiz da 1ª Vara Cível de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, foi alvo de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECCO), do Ministério Público Estadual, e da Polícia Militar. Segundo o Ministério Público, o juiz atuava com mais quatro pessoas no esquema de corrupção que concedia liminares para abertura de crédito consignado, mediante pagamento de propina que variava de três a sete mil reais.
No decorrer da operação deflagrada nos municípios de Parnamirim, Ceará-Mirim e Natal foram identificados como cúmplices os advogados José Dantas de Lira Júnior, que é filho do magistrado, Ivan Holanda Pereira, e o corretor de empréstimos Paulo Ayres Pessoa, além de um servidor judicial que não teve o nome divulgado. O grupo é suspeito de envolvimento nos crimes de corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SINDISERJ MARCA PRESENÇA EM SEMINÁRIO


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, através de sua Presidente Professora Luciene Costa, participou do 1º Seminário sobre Custeio e Organização Sindical-Módulo I, o qual aconteceu no dia 25 de julho na cidade de Mossoró-RN. Na oportunidade foi debatida entre outras as novas exigências para organizar a contabilidade dos sindicatos, portanto bastante produtivo.




 

domingo, 27 de julho de 2014

NÃO HÁ CONQUISTA DE VITÓRIAS SEM LUTAS



Vivemos uma cultura, principalmente nas cidades de interior ou de pequeno porte, de desabafos nos bastidores, falatórios nas esquinas, comentários aos cochichos, quando isso acontece por insatisfação, em relação a gestão pública nada resolve! Não adianta apenas falar, postar na mídia e não tomar as atitudes cabíveis! A publicitação na mídia é útil e necessária na desmascaração dos/as lobos/as travestidos/as de cordeiros/as e também dos/as bruxos/as travestidos/as do Espírito Santo, mas não resolve os problemas dos DESGOVERNOS vivenciados pelas sociedades. A população precisa se organizar com ou sem os ditos "representantes do povo", para de forma sistemática combater os ABUSOS DE PODER, NEGLIGÊNCIAS, OMISSÕES, DESRESPEITOS, VIOLAÇÕES e todo tipo práticas absurdas contra o povão, DENUNCIANDO CONSTANTEMENTE, no Ministério Público, e não havendo solução, buscar outras instâncias superiores para que a cidadania seja garantida. Porém, o que  observa-se é que os mais humildes, desinformados dos seus direitos, desencorajados, precisam de ajuda moral, psicológica, financeira, e de alguém, como diz o adágio popular, que " tome suas dores" e o ajude, não apenas mostrando-lhe o caminho, mas indo junto até o final do procedimento devido, salientando que também os “politizados” por determinadas circunstâncias de favorecimento pessoal ou familiar preferem se amordaçar. Do contrário, os maus políticos continuarão no poder, MASSACRANDO, HUMILHANDO, CHANTAGEANDO, USANDO A MÁQUINA ADMINISTRATIVA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E DA FAMÍLIA, VIOLANDO PRINCÍPIOS, LEIS SOCIAIS E TRABALHISTAS e etc. pelo fato da sociedade não estar unida e organizada sistematicamente através de grupos e subgrupos para combater e lutar veementemente, com mobilizações nas ruas, programas de rádios, palestras, seminários de conscientização política cidadã da população, e sempre que preciso for buscar as vias judiciais para que os direitos básicos dos cidadãos sejam cumpridos e as aberrações sejam minimizadas ou abolidas.

ORGANIZAÇÃO! UNIÃO! CONSCIENTIZAÇÃO! ATITUDE! AÇÃO JÁ!


"Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado"!
Rui Barbosa

Por Luciene Costa

Presidente/SINDISERJ

 

sábado, 19 de julho de 2014

Escritor e educador Rubem Alves morre em Campinas aos 80 anos


Ele estava internado desde 10 de julho e teve falência múltipla de órgãos.
Mineiro, educador era um dos intelectuais mais respeitados do Brasil.

Rubem Alves (Foto: Instituto Rubem Alves)Escritor Rubem Alves morre aos 80 anos em
Campinas (SP) (Foto: Instituto Rubem Alves)
O escritor Rubem Alves, de 80 anos, morreu no fim da manhã deste sábado (19) em decorrência de falência múltipla de órgãos, segundo o Centro Médico de Campinas (SP). O educador deu entrada no hospital com quadro de insuficiência respiratória devido a uma pneumonia e estava internado desde o dia 10 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O óbito ocorreu às 11h50. O corpo do escritor será velado a partir das 19h na Câmara Municipal de Campinas.

Na manhã deste sábado, o hospital havia enviado um boletim médico para informar que o paciente teve um agravamento da condição circulatória, e que caminhava para a falência múltipla de órgãos. Nos dias anteriores, Alves havia apresentado piora nas funções renais e pulmonar.

Velório
O corpo do escritor será velado na Câmara de Vereadores de Campinas. Inicialmente, a previsão era que a cerimônia iniciasse às 18h, mas, segundo Marcos Nooper Alves, filho do educador, houve atraso na liberação do corpo.

"Sempre foi um pai maravilhoso, sempre esteve ao lado da família, foi preocupado com os filhos, com os netos. O legado que ele deixa é o legado da simplicidade. Ter mostrado que com as coisas simples, com o vento, as árvores, a gente pode ser muito feliz", disse o filho, de 52 anos.
saiba mais
Intelectual respeitado
Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, e morava em Campinas há décadas. Um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, Alves publicou diversos textos em jornais e revistas do país e atuou como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis e até psicanalista, de acordo com sua página oficial na internet.
Rubem Alves  (Foto: Instituto Rubem Alves)Rubem Alves (Foto: Instituto Rubem Alves)
Educado em família protestante, estudou teologia no seminário Presbiteriano do Sul. Tornou-se pastor de uma comunidade presbiteriana no interior de Minas e casou com Lídia Nopper, com quem teve três filhos, Sérgio, Marcos e Raquel. O autor afirmava que descobriu que podia escrever para crianças ao inventar histórias para a filha.
Em 1963, viajou para Nova York para fazer uma pós-graduação. Retornou à paróquia em Lavras (MG), no período da ditadura militar, e foi listado entre pastores procurados pelos militares. Saiu com a família do Brasil e foi estudar em Princeton, também nos Estados Unidos, onde escreveu a tese de doutorado, que foi publicada em 1969 por uma editora católica com o título de 'A Theology of Human Hope' (Teologia da Esperança Humana).
Retornou ao Brasil em 1968 e demitiu-se da Igreja Presbiteriana. No ano seguinte foi indicado para uma vaga de professor de filosofia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (Fafi), atual Unesp, onde permaneceu até 1974.
No mesmo ano ingressou no Instituto de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fez a maior parte da sua carreira acadêmica até se aposentar no início da década de 1990. Em 1984 iniciou o curso para formação em psicanálise e teve uma clínica até 2004.
Escritor
O escritor dizia que com a literatura e a poesia começou a realizar seu sonho fracassado de ser músico. Citava como referências Nietzsche, T. S. Eliot, Kierkegaard, Camus, Lutero, Agostinho, Angelus Silésius, Guimarães Rosa, Saramago, Tao Te Ching, o livro de Eclesiastes, Bachelard, Octávio Paz, Borges, Barthes, Michael Ende, Fernando Pessoa, Adélia Prado e Manoel de Barros.
Entre as obras infantis dele estão "A volta do pássaro encantado" e "A pipa e a flor". Alves escreveu também sobre teologia, filosofia, educação, além de crônicas. É autor de "Tempus fugit", "O quarto do mistério", "A alegria de ensinar", "Por uma educação romântica" e "Filosofia da ciência", e diversos outros. Em 2009 ficou em 2º lugar do Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas, com o livro "Ostra Feliz Não Faz Pérola".
Educador
Sobre a paixão pela educação, escreveu: "Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. [...] A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. [...] Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças".
Escritor e educador Rubem Alves morre em Campinas aos 80 anos (Foto: Instituto Rubem Alves )Rubem Alves mantinha instituto em Campinas
(Foto: Instituto Rubem Alves)
Em entrevista à Globo News em agosto de 2012, Rubem Alves defendeu que a educação no Brasil deveria passar por mudanças. “Na educação a coisa mais deletéria na relação do professor com o aluno é dar a resposta. Ele tem que provocar a curiosidade e a pesquisa”, disse.
A prova do vestibular também foi alvo de críticas à época. “Se os reitores das universidades fizessem o vestibular, seriam reprovados, assim como os professores de cursinho. Então, por que os adolescentes têm que passar?”, indagou.
Morte e religião
Em um texto biográfico no site oficial, o educador escreveu trechos sobre a morte. "Eu achava que religião não era para garantir o céu, depois da morte, mas para tornar esse mundo melhor, enquanto estamos vivos."
Nota na íntegra do hospital
O intensivista e cardiologista do Hospital Centro Médico de Campinas, Roberto Munimis, acaba de informar a rápida evolução no quadro do paciente Rubem Alves, que veio a óbito por falência múltipla orgânica, às 11h50 do dia 19 de julho de 2014. Rubem Alves deu entrada no Centro Médico de Campinas no dia 10 de julho de 2014 e desde então está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por apresentar insuficiência respiratória devido a uma pneumonia
Globo.com
 

Seis em cada dez candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa



A Folha destaca que seis em cada dez candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa neste ano tiveram a inscrição contestada porque suas prestações de contas foram rejeitadas quando ocupavam cargos públicos. Levantamento da Folha em 25 Estados e no Distrito Federal mostra que, das 1.850 contestações de candidatura propostas pelas Procuradorias Regionais Eleitorais, 366 (20%) referem-se a casos enquadrados na Ficha Limpa.
Aprovada em 2010, a norma será aplicada pela primeira vez em eleições para presidente, governador, deputados e senadores. Faltam ainda os números de São Paulo, cujo prazo para as primeiras impugnações termina neste sábado (19). O maior colégio eleitoral do Brasil recebeu 3.386 pedidos de registro de candidatura.
141991039

domingo, 13 de julho de 2014

Brasil pode ter plebiscito nacional sobre federalização da educação básica

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado se reúne na próxima terça-feira (15), às 11 horas, para examinar pauta com nove itens. Entre eles, projeto de decreto legislativo para realização de plebiscito nacional a respeito da transferência para a União da responsabilidade sobre a educação básica.

Proposto pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o PDS 460/2013 tem parecer favorável do relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Cristovam também é autor de uma proposta de emenda à Constituição que determina a federalização (PEC 32/2013), em tramitação na CCJ.

Atualmente cabe, sobretudo, aos Estados e municípios custear a educação infantil e o ensino fundamental e médio. De acordo com o PDS 460/2013, a consulta deverá ser realizada simultaneamente com o primeiro turno das eleições de 2014, marcado para 5 de outubro.

O cidadão deverá responder, com sim ou não, à seguinte questão: “o financiamento da educação básica pública e gratuita deve passar a ser da responsabilidade do governo federal?”.

Caso o PDS seja aprovado, o Congresso Nacional comunicará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que expedirá as instruções para a realização do plebiscito. Além disso, será assegurado tempo de TV e rádio para que partidos políticos e frentes suprapartidárias organizadas pela sociedade civil façam suas campanhas a favor ou contra a transferência.

Favorável ao texto, Randolfe explica em seu relatório que federalizar não significa centralizar a gerência da educação básica nas mãos do Governo Federal, mas sim garantir a responsabilidade da União pelo seu financiamento.

Além da CE, a proposta de plebiscito também será examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela CCJ.

Fonte: Agência Senado/Divulgação

Escolas têm até dia 4 para decidir por jornada ampliada


Com ensino em tempo integral, as redes públicas contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens

Escolas da educação básica pública, municipais e estaduais, podem aderir ao programa de apoio à educação integral até 4 de agosto. Em 2013, o programa atendeu estudantes de 49 mil escolas das 27 unidades da Federação e, neste ano, deve atingir 60 mil escolas.

Ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, as redes públicas contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e a evasão escolar.

Itens relacionados


Escolas que ingressam na atividade integral oferecem, no mínimo, sete horas diárias de atividades, que compreendem aula das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes.

Para facilitar a escolha de diretores e coordenadores pedagógicos as escolas tem acesso a uma relação de atividades nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica. O acompanhamento pedagógico é obrigatório.

A escola que decidir por oferecer ensino integral deve preencher o cadastro no sistema, informar dados como os número de estudantes e escolher as atividades.

Fonte: Ministério da Educação

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Romário desabafa e diz que Marin e Del Nero deveriam estar presos

 

Após a goleada histórica sofrida pelo Brasil diante da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo, o ex-jogador e deputado federal Romário desabafou. Através das redes sociais, afirmou que José Maria Marin, presidente da CBF, e seu vice e sucessor eleito, Marco Polo Del Nero, deveriam estar na cadeia. O parlamentar fez duras críticas à corrupção e à gestão no futebol brasileiro, e falou em "falência" do esporte no país.

"Passado o luto das primeiras horas seguidas da derrota, vamos ao que verdadeiramente interessa! Quem tem boa memória, vai lembrar da minha frase: Fora de campo, já perdemos a Copa de goleada!

Infelizmente, dentro de campo, não foi diferente.

Ontem foi um dia muito triste para nosso futebol. Venceu o melhor e ninguém há de questionar a superioridade do futebol alemão já há alguns anos. Ainda assim, o mundo assistiu com perplexidade esta derrota, porque nem a Alemanha, no seu melhor otimismo, deve ter imaginado essa vitória histórica.

Porém, se puxarmos da memória, vamos lembrar que nossa seleção já não vinha apresentando nosso melhor futebol há muito tempo. Jogamos muito mal. Infelizmente, levamos sete e, por mais que isso cause mal-estar, devemos admitir que a chuva de gols foi apenas reflexo do pânico, da incapacidade de reação dos nossos jogadores e da falta de atitude do treinador de mudar o time.

Vivemos uma crise no nosso esporte mais amado, chegamos ao auge dela. Acha que isso é problema só dos jogadores ou do Felipão? Nem de longe.

Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros!

O meu sentimento é de revolta.

Estou há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da Confederação Brasileira de Futebol, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores. Porque não se iludam, futebol é negócio, business, entretenimento e move rios de dinheiro. Nunca tive o apoio da presidenta do País, Dilma Rousseff, ou do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Que todos saibam: já pedi várias vezes uma intervenção política do Governo Federal no nosso futebol.

Em 2012, eu apresentei um pedido de CPI da CBF, baseado em um série de escândalos envolvendo a entidade, como o enriquecimento ilícito de dirigentes, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e desvio de verba do patrocínio da empresa área TAM. O pedido está parado em alguma gaveta em Brasília há dois anos. Em questionamento ao presidente da Câmara dos Deputados, sr. Henrique Eduardo Alves, mas ouvi como resposta que este não era o melhor momento para se instalar esta CPI. Não concordei, mas respeitei a decisão. E agora, presidente, está na hora?

Exceto por um vexame como o de ontem, o Brasil não precisaria se envergonhar de uma derrota em campo, afinal, derrotas fazem parte do esporte. Mas vergonha mesmo devemos sentir de ter uma das gestões de futebol mais corruptas do mundo. A arrogância dessa entidade é tão grande que até o chefe da assessoria de imprensa chega ao absurdo de bater em um atleta de outra seleção, como fez o Rodrigo Paiva contra um jogador do Chile Pinilla. Paiva pegou quatro jogos de suspensão e foi proibido de acessar o vestiário dos jogadores. Este ato foi muito simbólico e diz muito sobre eles. O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. São esses que comandam o nosso futebol. Querem vergonha maior que essa?

Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia! Bando de vagabundos!!!

A corrupção da CBF tem raízes em todos os clubes brasileiros, vale lembrar que são as federações e clubes que elegem há anos o mesmo grupo de cartolas, com os mesmos métodos de gestão arcaicos e corruptos implementados por João Havelange e Ricardo Teixeira e mantidos por Marin e Del Nero. Vale lembrar, que estes dois últimos mudaram o estatuto da entidade e anteciparam a eleição da CBF para antes da Copa. Já prevendo uma possível derrota e a dificuldade que eles teriam de se manter no poder com um quadro desfavorável.

E os clubes? Sim, eles também são responsáveis por essa crise. Gestões fraudulentas, falta de investimento na base, na formação de atletas. Grandes clubes brasileiros estão falindo afogados em dívidas bilionárias com bancos e não pagamentos de impostos como INSS, FGTS e Receita Federal.

E toda essa má gestão que tem destruído o nosso futebol, infelizmente, tem sido respaldada há anos pelo Congresso Nacional com anistias e mais anistia destes débitos. Este ano tivemos mais um projeto desses vexatórios para salvar os clubes. Um projeto que previa que clubes pagassem apenas 10% de suas dívidas e investissem 90% restante em formação de atletas. Parece até deboche. Uma soma de aproximadamente R$ 4 bilhões ou muito mais, não se sabe ao certo. Corajosamente, o deputado Otávio Leite, reconstruiu o texto e apresentou uma proposta honesta estruturada em responsabilidade fiscal, parcelamento de dívidas e a criação de um fundo de iniciação esportiva, com obrigações claras para clubes e CBF.

Em resumo, a nova proposta além de constituir a Seleção Brasileira de Futebol e o Futebol Brasileiro como Patrimônio Cultural Imaterial – obrigava a CBF a contribuir com alíquota de 5% sobre as receitas de comercialização de produtos e serviços proveniente da atividade de Representação do Futebol Brasileiro nos âmbitos nacional e internacional. O tributo também incidiria sobre patrocínio, venda de direitos de transmissão de imagens dos jogos da seleção brasileira, vendas de apresentação em amistosos ou torneios para terceiros, bilheterias das partidas amistosas e royalties sobre produtos licenciados. O valor seria destinado a um fundo de iniciação esportiva para crianças e jovens de todo o Brasil. Esses e outros artigos dariam responsabilidade à CBF, punição à entidades e outros gestores do futebol, a CBF estaria sujeita a fiscalização do TCU e obrigada a ter participação de um conselho de atletas nas decisões.

Mas este texto infelizmente não foi para a frente. Sete deputados alemães fizeram os gols que desclassificaram nosso futebol e nos tirou a chance de moralizar nosso esporte. Estes deputados, como todos sabem, fazem parte da Bancada da CBF, mudei o nome porque Bancada da Bola é muito pejorativo para algo que amamos tanto. Gosto de dar os nomes: Rodrigo Maia (DEM -RJ), Guilherme Campos (PSD-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), José Rocha (PR-BA) , Vicente Cândido (PT-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Valdivino de Oliveira (PSDB-GO).

Essa partida ainda pode ser revertida com a votação do projeto no Plenário da Câmara. Será que esses sete deputados voltarão a prejudicar o nosso futebol?

O futebol brasileiro tomou uma goleada e a derrota retumbante, infelizmente, não foi só em campo. Nem sequer tivemos o prazer de jogar no Maracanã, um templo do futebol mundial, reformado ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Acha que foi porque não chegamos a final? Não. Poderíamos ter jogado qualquer outro jogo lá. A resposta disso é ganância e arrogância. É a CBF que escolhe onde o Brasil vai jogar, mas, obviamente, poderia ter tido interferência do Ministério do Esporte e da presidência da República, mas nenhum destes se manifestou. Quem levou com essas escolhas?

Para fechar com chave de ouro, a CBF expulsou do vestiário Cafú, capitão de seleção do pentacampeaonato. Cafú foi expulso do vestiário enquanto cumprimentava os jogadores ontem. Este é o retrato do nosso futebol hoje, não honramos a nossa história.

Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos! Eles levarão a taça e nós ficaremos com nossos estádios superfaturados e nenhum legado material, porque imaterial, mostramos para o mundo que com toda nossa dificuldade, somos um povo feliz"

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/09/romario-desabafa-e-diz-que-marin-e-del-nero-deveriam-estar-presos.htm

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Mãe de aluna mata professora em frente à classe na França

 

Atualizado em  4 de julho, 2014 - 17:53 (Brasília) 20:53 GMT
Escola primária onde professora foi assassinada | Crédito: AFP
Suspeita teria dito à polícia que cometeu o crime porque docente 'tratava mal' sua filha
Uma professora de escola primária na França foi esfaqueada até a morte em frente à classe pela mãe de uma aluna, informou a polícia.
O caso ocorreu na cidade de Albi, no sul do país. Fabienne Terral-Calmes, de 34 anos, foi atacada na escola Édouard Herriot, na manhã desta sexta-feira.
A suspeita, de 47 anos, foi presa em casa pouco depois do assassinato, afirmaram as autoridades.
O Ministro da Educação da França, Benoît Hamon, que viajou ao local do incidente, disse que a acusada aparentava ter "uma desordem psiquiátrica séria".
Já o presidente francês François Hollande fez um apelo para que todos os funcionários do Estado francês "cuidassem dessas crianças e dos funcionários que testemunharam essa horrível tragédia".
O ataque ocorreu no último dia de aula antes do recesso das férias de verão, quando Terral-Calmes estava dando aula, em frente a alunos com idades entre cinco e seis anos. A professora deixa dois filhos pequenos.
Como de costume, a mulher levou a filha à escola na última sexta-feira. Ali tirou uma faca da bolsa e atacou a professora, gritando "Eu não sou uma ladra", informou a TV francesa France Info.
Terral-Calmes foi esfaqueada apenas uma vez, no peito ou no estômago, segundo relatos diferentes das testemunhas.
O promotor de Albi Claude Derens foi um dos primeiros a chegar à cena do crime.
"Quando cheguei ao local, eles tentavam revivê-la", disse ele. "Ela teve uma parada cardíaca dentro da sala de aula".
Segundo a imprensa local, a suspeita já tinha ficha na polícia. Ela havia sido acusada de abandono de incapaz.
A revista francesa Le Point afirmou que a mulher, cujo nome não foi identificado, teria dito à polícia que cometeu o crime porque a professora "tratava mal" sua filha.
Mas um representante dos pais dos alunos da região negou que houvesse problemas entre a professora e a mãe da estudante. A menina, que teria entre cinco ou seis anos, estudava na escola havia apenas seis semanas.

Violência nas escolas

O correspondente da BBC em Paris Hugh Schofield disse que crimes contra professores são extremamente raros, mas o aumento da violência nas escolas causa grande preocupação no país.
Casos de violência já foram registrados entre estudantes, entre alunos e professores, mas há um aumento substancial de ataques de hostilidade entre pais e docentes, especialmente em escolas primárias.
Um relatório oficial divulgado neste ano mostrou que metade dos diretores de escolas primárias e jardins de infância sofreram agressões verbais de pais de alunos. Uma pequena parte desse grupo também contou ter sofrido agressão física.
O pretexto mais comum para o abuso é de que os pais discordam de uma eventual punição dada a seus filhos.
De acordo com o autor do relatório, os professores estão num nível de tensão tão alto que estão se afastando dos pais dos alunos – o que acaba por aumentar o nível de desconfiança e cria condições para mais hostilidade.
Os alunos que testemunharam o ataque estão recebendo acompanhamento psicológico.
Um porta-voz do Ministro da Educação disse que "essa tragédia confirma que há uma necessidade urgente para se lutar contra a violência dentro e fora das escolas, além de proteger essas instituições, os professores e os alunos".
Um em cada dez funcionários de escolas públicas na França afirma ter sofrido abuso ou ameaças no trabalho – uma taxa duas vezes superior a outras profissões, de acordo com um estudo recente do Insee (equivalente francês ao IBGE).

EM JANDUÍS, PREFEITURA TENTA BARRAR REALIZAÇÃO DE FESTIVAL DE QUADRILHAS



Conhecido em todo país como uma“Terra de Artistas”, o município de Janduís não vem recebendo o apoio devido do Poder Público Municipal, no tocante ao apoio e incentivo à cultura.

Além da mais, a Prefeitura de Janduís, que deveria incentivar as manifestações populares, está fazendo justamente o contrário. Um exemplo disso foi a negativa da Gestão Municipal na realização do VI Festival de Quadrilhas “Mestre Dadá”, agendada para ser realizada entre os dias 05 e 06 de julho, na Rua Raimundo Dantas.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras alega que o Município está realizando programação, desde 1º de junho até o próximo dia 14 de julho, o que inviabiliza a realização de eventos paralelos.

Contudo, de acordo com o artista popular Berg Bezerra, o Município realizou, de forma esporádica, sua Festa de Emancipação, com bandas tocando no meio da rua e, se mais algum evento está acontecendo, ninguém está tomando conhecimento.
O VI Festival de Quadrilhas Mestre Dadá é uma realização da Cia. Ciranduís e do Ponto de Cultura Em Cena Ação. Trata-se de uma homenagem a uma das figurais mais emblemáticas da cultura local In Memorian.

Sem contar com o apoio da Administração Municipal, o evento conta com recursos do Prêmio RN Junino 2014, concedido pelo Governo do Estado do RN, através de SECULT/FJA.

Berg Bezerra declara que a tentativa de barrar um evento de cultura popular é uma repressão às tradições culturais da comunidade, uma vez que não há incentivo municipal nesse sentido.

“A produção do evento cumpriu todos os requisitos legais e não há motivos, se não perseguição política, para barrar uma atividade realizada em apenas um local, que a Prefeitura utilizará todas as ruas, como relatou a secretária em um ofício”, declarou.

E complementa dizendo o seguinte“é visivelmente constrangedor, um governo de uma cidade do porte de Janduís, usar práticas ditatoriais. Isso demonstra claramente a falta de prestígio e descrédito com a população”, finaliza Berg Bezerra.
Fonte: Blog: Carinha da Net

Mossoró passa a ser a capital do Semiárido potiguar


         

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (1), o parecer da deputada Fátima Bezerra (PT-RN ao Projeto de Lei Nº 6.164 de 2013, de autoria da deputada Sandra Rosado, que denomina capital do Semiárido a cidade de Mossoró (RN).
Em seu parecer, Fátima disse que “Mossoró pertence à mesorregião do Oeste Potiguar, sendo a segunda cidade mais importante do Estado e constitui inegável expoente da região do Semiárido nordestino”. Fátima afirmou ainda que “a cidade é a maior produtora em terra, de petróleo e de sal marinho do País e, vive atualmente um intenso período de desenvolvimento econômico e social”.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Quase 90% dos professores brasileiros se sentem desvalorizados, diz estudo

Quase 90% dos professores brasileiros acreditam que a profissão não é valorizada na sociedade. Mesmo assim, a maioria está satisfeita com o emprego. O resultado foi apresentado semana passada pela Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que ouviu 100 mil professores e diretores escolares em 34 países.
De acordo com o levantamento, somente 12,6% dos professores brasileiros consideram-se valorizados. A proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%. No entanto, 87% dos professores brasileiros consideram-se realizados no emprego, próximo da média global de 91,1%.
 aulas de inglês idioma
A pesquisa da OCDE ouviu 100 mil professores e diretores escolares em 34 países Wilson Dias/Agência Brasil
Apesar de não se sentirem valorizados, os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensino por semana, seis horas a mais do que a média internacional. Em relação ao tempo em sala de aula, os professores brasileiros ficam atrás apenas da província de Alberta, no Canadá, com 26,4 horas trabalhadas por semana, e do Chile, com 26,7 horas.
Mesmo trabalhando mais que a média, os professores brasileiros gastam mais tempo para manter a ordem em sala de aula. Segundo o levantamento, 20% do tempo em sala é usado para controlar o comportamento dos alunos, contra 13% na média internacional.
Todos os entrevistados na pesquisa dão aula para a faixa etária de 11 a 16 anos. A publicação também mostra que nos países em que os professores se sentem valorizados, os resultados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) tendem a ser melhores.
Quanto à formação, mais de 90% dos professores brasileiros dos anos finais do ensino fundamental concluíram o ensino superior, mas cerca de 25% não fizeram curso de formação de professores. Segundo a falta de especialização reflete-se no ensino. Professores com conhecimento de pedagogia e de práticas das disciplinas que lecionam relataram se sentir mais preparados do que aqueles cuja educação formal não continha esses elementos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados serão incorporados aos dados do Censo Escolar e das avaliações nacionais, para que se possam criar descrições ainda mais detalhadas da situação educacional brasileira

terça-feira, 1 de julho de 2014

Adiantamento do 13º do Estado será pago em duas parcelas

 

O adiantamento de 40% do décimo terceiro salário dos servidores estaduais será parcelado em dois meses. A decisão do Governo do Estado foi anunciada na tarde desta segunda-feira (30) durante coletiva de imprensa na sede da Governadoria, no Centro Administrativo.

Tradicionalmente pago no mês de junho, o benefício será pago em duas parcelas de 20% depositadas nos dias 16 de julho e 18 de agosto para os servidores.
Sara VasconcelosCalendário de pagamento da antecipação do 13º foi anunciado pelo secretário Obery RodriguesCalendário de pagamento da antecipação do 13º foi anunciado pelo secretário Obery Rodrigues

O anúncio de uma definição sobre o adiantamento do décimo terceiro foi adiada duas vezes pelo Governo do Estado. Na última sexta-feira (27), a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, para tratar do assunto.

O Estado está no limite prudencial (48,91%) e prestes a extrapolar o limite legal de gastos de pessoal (49%) pela Lei de Responsabilidade Fiscal - e vê o custo com pessoal crescer. Os gastos com a folha de pessoal do Governo do Estado cresceu 52,85 pontos percentuais no primeiro quadrimestre de 2014 na comparação com o período de janeiro a abril de 2013. Os dados são do Relatório resumido da execução orçamentária do Estado, do primeiro quadrimestre de 2014.

http://tribunadonorte.com.br

 

 

    ESCLARECIMENTO SOBRE O IMPOSTO SINDICAL


     Nesse mês de junho foi descontado de todos servidores, efetivos. contratados e serviços prestados do município de Janduís o IMPOSTO SINDICAL, o qual corresponde ao valor de um dia de trabalho. Todas prefeituras devem fazer esse desconto garantido legalmente que geralmente é feito no mês de março, no caso de Janduís, somente agora no mês de junho foi realizado, caso seja descumprido pelas prefeituras o desconto do IMPOSTO SINDICAL, a FETAM-RN entra com ação  judicial de cobrança.Portanto fazemos esse esclarecimento para que você servidor/a pública municipal  fique informado.

    Luciene Costa
    Presidente/SINDISERJ